Materiais de Construção

O sucesso de uma obra depende de uma série de fatores que devem ser, os materiais de construção, muito bem avaliados, evitando escolhas precipitadas e dores de cabeça posteriores.

materiais de construção

Entre estes fatores, um dos mais importantes é a escolha dos materiais de construção, que serão fundamentais para uma obra de qualidade e de maior durabilidade e sem a necessidade de reparos por um longo tempo.

Desta forma, a escolha dos materiais de construção tem uma importância fundamental, pois uma escolha equivocada pode gerar uma série de problemas futuros na construção.

Para garantir que a escolha será feita da maneira correta no momento da compra do material de construção, existem alguns critérios a serem levados em conta.

O primeiro critério a ser observado é o de sempre adquirir produtos que estejam dentro do prazo de validade, algo que nem sempre é conferido no momento da compra. Produtos como o cimento, por exemplo, podem apresentar diversos problemas quando fora do prazo de validade ou muito próximo ao vencimento, como se tornar empedrado e quebradiço, sendo assim impróprio para a utilização.

Outro ponto a ser observado e levado em conta no momento da compra é observar a forma como os produtos são armazenados, pois um armazenamento incorreto pode danificar uma série de produtos como cimento, argamassa, tintas, pisos, entre outros itens fundamentais para a obra que, sem a devida qualidade, comprometerão o andamento e até mesmo o resultado final de uma obra ou construção.

Outro critério de fundamental importância para a compra de materiais de construção é sempre adquirir produtos do mesmo lote, especialmente se tratando de pisos, azulejos e tintas, itens que podem apresentar pequenas variações de cor, formato e tamanho, detalhes que em um ambiente de construção se tornariam grandes problemas.

Avaliar a quantidade necessária de material de construção

Assim, para garantir maior qualidade e evitar gastos desnecessários e dores de cabeça, deve ser medida e avaliada a quantidade necessária de material, para comprar de uma única vez e de um mesmo lote, garantindo-se uma maior qualidade e uniformidade do material que será utilizado.

Além disso, o material hidráulico utilizado na construção deve ser muito bem avaliado, pois é um dos itens que mais pode apresentar problemas após a construção se for instalado de forma incorreta, e por não estarem visíveis, o problema pode ser ainda maior.

Desta maneira, o melhor a se fazer é consultar um encanador que possa indicar as peças corretas e o material mais indicado para estas instalações, de maneira que tenham sua qualidade garantida por um especialista.

A consulta a especialistas, porém, não deve se limitar apenas a encanadores e à parte hidráulica da construção. Sempre que possível, é importante consultar um mestre de obras para que este possa avaliar o material necessário e indicar corretamente todo o material de construção a ser adquirido, evitando prejuízos e proporcionando uma maior qualidade no material e, consequentemente, da construção e de seu resultado final.

Seguindo-se estes critérios no momento da escolha e compra dos materiais de construção, os riscos de prejuízos e escolhas equivocadas são reduzidos a praticamente zero, gerando economia e tranquilidade para uma obra bem-feita com materiais de qualidade.

Fontes: Fórum da Construção / Zap Imóveis

Receba a Melhor Solução para o Seu Lar

Share

@2017 - todos os direitos reservados
desenvolvido por Diego Rohden

Procurando a Melhor Solução Para o Seu Lar?

Projetos com a qualidade e modernidade que você precisa

Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato com você