O passo a passo para planejar sua obra

Veja como planejar sua obra passo a passo e sem dor de cabeça.

A palavra-chave para que você faça uma boa obra sem qualquer gasto surpresa é “Planejamento”. No Brasil é muito comum algumas pessoas – inclusive pedreiros, orçarem de cabeça um projeto e na hora “h”, descobrirem que o mesmo vale muito mais.

planejar sua obra

Ou ainda, a falta de pesquisas por parte tanto do pedreiro quanto do proprietário, que leva a compra de materiais até 50% mais caros e muitas vezes sem a mesma qualidade.

O planejamento da sua obra consiste em ater-se ao foco do projeto; pesquisar preços / qualidade e acertar com o pedreiro um prazo mínimo para a conclusão da obra.

O primeiro passo é focar-se no que se quer construir ou reformar. Se a obra é de reforma, veja primeiro o que mais no imóvel precisa ser trocado. Não adianta trocar o piso ou pintar as paredes, se há um esgoto arriado ou uma infiltração por causa de um cano furado.

Assim, é preciso também checar todo o imóvel e observar tudo que seja primordial ser modernizado (em caso de reforma) e depois pesquisar o custo do orçamento e os materiais com o profissional da obra (construção).

Ao pesquisar orçamento com um pedreiro, é normal haver duas formas de trabalho: uma é a empreitada e a outra é por dia de trabalho. Muitas vezes, uma obra não requer muito tempo de serviço, sendo comum alguns pedreiros aceitarem o pagamento pela diária mais o custo do material de construção.

Há profissionais que gostam de dar aquela “esticada” no prazo, o que encarece a obra. Se possível, dê preferência sempre à empreitada, pois o profissional irá lhe cobrar um valor pelo qual já estará tudo incluso. E no dia “D”, a obra terá que estar pronta.

Outro detalhe importante: peça referências de trabalhos já realizados por ele para outras pessoas. O mercado da construção civil carece de mão de obra especializada. Por este motivo, existem inúmeras pessoas que uma vez tendo trabalhado como assistentes em qualquer obra se tornam “mestres” em construção. Outros, com bastante estudo e conhecimento, se aproveitam da escassez para precificar um valor astronômico.

Assim, todo cuidado é pouco. Se possível, consulte dois ou mais profissionais para planejar sua obra

Uma vez fechado o contrato e checado o imóvel – tendo descoberto um a um, os itens que deverão ser trocados, ou então, acertado os materiais necessários para construir, é hora de pesquisar os materiais de construção. Papel e caneta nas mãos, vá de loja em loja pesquisar pessoalmente o melhor custo-benefício. Não caia no papo do pedreiro para comprar este ou aquele item sem necessidade e, na dúvida, pergunte ao responsável pelo depósito sobre o item solicitado.

Muitos profissionais pedem uma grande quantidade de itens e materiais para depois reaproveitá-los em outras futuras obras. O material comprado é seu – incluindo o excedente.

Com o melhor preço, feche a compra e fique atento quanto ao prazo de entrega. Qualquer atraso, não hesite em negociar com a loja o reembolso do valor. E boa obra!

Receba a Melhor Solução para o Seu Lar

Share

@2017 - todos os direitos reservados
desenvolvido por Diego Rohden

Procurando a Melhor Solução Para o Seu Lar?

Projetos com a qualidade e modernidade que você precisa

Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato com você