O que é a Engenharia Civil?

A engenheira civil tem uma série de atribuições, como o planejamento, a gestão e a execução de obras de todos os portes. Portanto, ele supervisiona cada fase de uma construção ou reforma. Esse processo começa já na avaliação do solo e só termina após a definição dos acabamentos. Engenheiros civil estão aptos a definir os sistemas elétricos, hidráulicos e de saneamento de uma edificação.

engenharia civil

Também possuem conhecimento para escolher os materiais mais adequados para serem usados nos projetos. Da mesma forma, essa atividade engloba a coordenação das várias equipes de trabalho para garantir o cumprimento de prazos e das previsões orçamentárias. Não menos importantes são os aspectos de segurança e qualidade da edificação, que devem levar em conta características naturais como vento e mudanças de temperatura da região.

Ramos de atuação da engenharia civil

O campo de atividade para o graduado em engenharia é bem amplo, permitindo que o profissional se especialize em um tipo de obra ou em uma fase específica da construção. Veja algumas das possibilidades a seguir.

Construções urbanas

Um setor bem conhecido da engenharia civil é o das construções urbanas, que inclui projetar, elevar e restaurar edifícios e estruturas de grandes tipo como estádios esportivos, aeroportos, e centros comerciais;

Obras de infraestrutura

A finalidade desse segmento é fazer projetos e gerir a construção de rodovias, viadutos, ferrovias, túneis, metrôs e demais soluções para transporte;

Gestão de recursos prediais

O engenheiro civil pode trabalhar na coordenação da infraestrutura de imóveis comerciais e residenciais. Nesse caso, ele cuida da estrutura do prédio para assegurar a qualidade da construção. Visa ainda a melhor ocupação possível do espaço à disposição.

Engenharia de fundações

Entre as atividades fundamentais desse profissional está calcular e construir as estruturas da obra. As fundações, feitas de madeira, aço ou concreto, viabilizam as construções, pois servirão como suporte fundamental para vida útil de uma edificação. Dessa forma, é preciso saber as dimensões que o projeto tem e a quantia necessária de materiais.

Saneamento básico

Quem se forma em engenharia civil consegue atuar no planejamento e execução de obras de saneamento básico, o que envolve sistemas para captação e distribuição de água, além de estações para o tratamento de esgoto e água.

Recursos Hídricos

Enfoca em elevar barragens, reservatórios de água, redes para drenagem e irrigação ou obras costeiras, de acordo com a demanda hídrica do local.

Mercado atual e perspectivas para a profissão

A construção civil é uma área bastante sensível às oscilações da economia, tanto que serve como para sinalizar retração ou crescimento do mercado. Por causa da recente instabilidade política e financeira do Brasil, a empregabilidade desses profissionais foi afetada. No entanto, os serviços desses profissionais são essenciais e assim requerem atenção imediata do especialista. Por exemplo, o saneamento é uma prioridade independente do cenário econômico do país.

Recentemente, ficou evidente uma série de problemas no abastecimento de água em vários estados, e a solução foi alcançada graças à contratação de engenheiros civis. O mesmo vale para obras complexas para a geração de energia. Quando não se encontra mercado para a construção de novos prédios, surgem reformas de casas e edifícios mais antigos. Por fim, uma parcela dos engenheiros recém-formados é absorvida por instituições financeiras e de gestão de fundos, pois grande maioria desses profissionais tem capacidade eficiente de resolução de problemas.

Receba a Melhor Solução para o Seu Lar

Share

@2017 - todos os direitos reservados
desenvolvido por Diego Rohden

Procurando a Melhor Solução Para o Seu Lar?

Projetos com a qualidade e modernidade que você precisa

Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato com você